Imagem, trânsitos e memória em <i>Passageiro do fim do dia</i>, de Rubens Figueiredo

Autores

  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.26670

Palavras-chave:

Romance brasileiro contemporâneo, memória, tempo-espaço.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar o romance Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo, nas relações estabelecidas entre as imagens e os trânsitos representados, a memória e o seu reverso – o esquecimento. O romance brasileiro contemporâneo possui como característica recorrente a exploração do universo memorialístico, capaz de projetar o passado no presente através do tratamento dado ao tempo-espaço, que se compõe e se decompõe em fragmentos de imagens pela linguagem. Observar como a memória está inserida no romance em questão e como a narrativa se projeta espaço-temporal e imageticamente é preocupação que move o presente trabalho.

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Biografia do Autor

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Coordenadora do projeto de pesquia "Leitura em Rede: gêneros textuais, mídias e incentivo à leitura" (PROBITI/FAPERGS) e editora responsável pela #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2012-10-22

Como Citar

Melo, C. V. de. (2012). Imagem, trânsitos e memória em &lt;i&gt;Passageiro do fim do dia&lt;/i&gt;, de Rubens Figueiredo. Nau Literária, 8(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.26670