Da marginalização à catástrofe: a ruína dos judeus no diário de Helga Weiss/From Marginalisation to catastrophe: the Jewish extermination in the diary of Helga Weiss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.119610

Palavras-chave:

Literatura de testemunho, Direitos humanos, Memória, Auschwitz, Trauma

Resumo

Neste artigo, apresenta-se O diário de Helga, que trata sobre o testemunho da sobrevivente Helga Weiss aos campos de concentração na sua adolescência. Sua escritura se enquadra no gênero literatura de testemunho, pois traz em seu diário suas memórias do trauma. A autora narra o período em que a Tchecoslováquia foi ocupada pelos nazistas e como os judeus foram marginalizados, na cidade de Praga, até a sua ruína, com as deportações e o cotidiano nos campos de concentração de Terezín e Auschwitz. Durante seu relato é possível verificar que os Direitos Humanos foram sistematicamente violados de forma intencional pelos nazistas, que se serviram desse expediente para marginalizar, quebrantar o espírito e, por fim, exterminar os judeus. A análise do diário se dará numa perspectiva sócio-histórica em que se fará, de modo conciso, um histórico sobre o discurso dos Direitos Humanos até a Segunda Guerra e o contexto da política nazista para depois fazer a análise de excertos em que Weiss apresenta as experiências vivenciadas em Praga e nos campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Luciano Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Estudos da Literatura (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutorado-sanduíche bolsa Capes-Print (Université Bordeaux Montaigne), mestra em Estudos Literários (Universidade Federal do Paraná), especialista em Estudos Linguísticos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e licenciada em Letras (Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras). Tenho vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e um numa revista francesa, participação em capítulos de três livros e um livro de autoria própria.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.

ARENDT, Hanna. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

BERMEL, Neil. Nota do organizador. In: WEISS, Helga. O diário de Helga. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013. p. 9-21.

FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Infância, poesia e horror: traduções dos poemas das crianças do campo de concentração nazista de Terezín. Cadernos de Literatura em Tradução,

São Paulo, n. 23, p. 67-86, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/clt/issue/view/12049. Acesso em: 21 out. 2021.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Editora BestBolso, 2007.

GAGNEBIN, Jeane Marie Gabnebin. Apresentação. In: AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008. p. 9-17.

HUNT, Lynn. A invenção dos Direitos Humanos: uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

LEVI, Primo. É isto um homem? São Paulo: Rocco, 2020.

LEVI, Primo; BENEDETTI, Leonardo de. Assim foi Auschwitz: testemunhos 1945-1986. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

MAZOWER, Marc. O império de Hitler: a Europa sob o domínio nazista. São Paulo: Cia das Letras, 2013.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Vargas, S. L. (2023). Da marginalização à catástrofe: a ruína dos judeus no diário de Helga Weiss/From Marginalisation to catastrophe: the Jewish extermination in the diary of Helga Weiss. Nau Literária, 18(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.119610