DISCURSOS SOBRE A RECREAÇÃO: UM SABER DISCIPLINARIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MINAS GERAIS (1963 – 1969)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.77663Palavras-chave:
Recreação. Educação Física e Treinamento. Currículo.Resumo
O objetivo deste texto foi compreender os discursos disciplinares relacionados à recreação na Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), no período de 1963 a 1969. A apreciação dos dados encontrados se deu inspirada na análise de discurso sob a perspectiva arqueológica de Foucault e em diálogos com a história das disciplinas. Analisando os discursos, observamos que os significados sobre a recreação foram demarcados pelos enunciados “interesse” e “prazer”. Foi evidenciada uma perspectiva dual da recreação, expressa na temática arma de dois gumes e recreação espontânea ou viciosa, que categoriza as ações em certas ou erradas, boas ou más, o que tornava secundários outros elementos presentes nessas vivências, como: solidariedade, cooperação e cidadania.
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