Burnout, autoeficácia e Educação Física

a produção acadêmica de 2008 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.121105

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Autoeficácia, Educação Física

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos estudos sobre a síndrome de burnout e autoeficácia publicados entre 2008 e 2022 com professores de Educação Física (EF). É uma pesquisa de cunho bibliométrico, pautada numa abordagem quanti-qualitativa. As buscas foram feitas nas bases de dados da Capes, SciELO, LILACS e ERIC. Foram analisadas 56 publicações. Constatou-se que a maioria (69,6%, n = 39) foi publicada nos últimos cinco anos. Brasil, China e Turquia são os países com maior número de publicações sobre o tema. Apenas três artigos abordaram as categorias especificamente com professores de EF. Como resultado, conclui-se que há necessidade de se expandir os estudos sobre burnout e autoeficácia no Brasil e no mundo, especialmente com professores de EF, uma vez que os estudos são escassos, considerando os critérios de inclusão aplicados neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutoranda e Mestre em Educação (UFPA)Membro do Núcleo de Estudos Aplicados ao Comportamento (NEAC/UFPA)
Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal (UEPA)MBA em Gestão Escolar (USP)Licenciada em Educação Física (UFMA)

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, da UFPA. Coordenadora do Núcleo de Estudos aplicados ao Comportamento (NEAC/UFPA).

Andrea Lobato Couto, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação (UFPA)

Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais (PUC_MINAS)

Graduada em Pedagogia (FAED)

Referências

ALI, Roohani; MEHDI, Iravani. The relationship between burnout and self-efficacy among Iranian male and female EFL Teachers. Journal of Language and Education, v. 6, n. 1, n. 21, p. 173-188, 2020.

ARATA, Manuel Fernández. Burnout, autoeficácia y estrés em maestros peruanos: tres estúdios fácticos. Ciência & Trabajo, ano 10, n. 30, p. 120-125, 2008. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3219194 Acesso em: 22 mar 2018

BAI, Nasser. The relationship between school organizational climate and physical education teachers’ Burnout (Case study: Ramian-Iran). European Journal of Experimental Biology, v. 4, n. 1, p. 600-602, 2014. Disponível em: https://www.imedpub.com/articles/the-relationship-between-school-organizational-climate-and-physical-education-teachers-burnout-case-study-ramianiran.pdf Acesso em 23 mar 2018

BALLANTYNE, Julie; RETELL, James. Teaching careers: exploring links between well-being, burnout, self-efficacy and praxis shock. Frontiers in Psychology, v. 10, p. 2255, 2020.

BANDURA, Albert. A evolução da Teoria Social Cognitiva. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta G.; POLYDORO, Soely e colaboradores. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BANDURA, Albert. Self-efficacy. In: RAMACHANDRAN, V. S. (ed.). Encycolopedia of humam behavior. New York: Academic Press, 1994. p. 71-81.

BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. New Jersey: Prentice-Hall Inc., Englewood Cliffs, 1986.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, 2001. (Série A. Normas e Manuais Técnicos, n. 114). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf. Acesso em 22 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout. Acesso em 15 set. 2022.

CARLOTTO, Mary Sandra. S. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29. 2002.

CARLOTTO, Mary Sandra et al. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, v. 20, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2015.

CASTILLO, Isabel et al. Passion for teaching, transformational leadership and Burnout among physical education teachers. Journal of Sport Psychology, v. 26, n. 3, p. 57-61, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2351/235152046011.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019

COUTO, Andréa Lobato. Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

DARIDO, Suraya Cristina et al. Realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.

DIEHL, Liciane; MARIN, Ângela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática de literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Professor (a): a profissão que pode mudar um país? Revista HISTEDBR On-line, v. 15, n. 65, p. 178-200, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642704

FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira. Crenças de eficácia de professores no contexto de ensino. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

FERREIRA, Enizete Andrade. Autoeficácia e satisfação no trabalho de docentes-alunos do PARFOR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

FERREIRA, Luiza Cristina Mauad; AZZI, Roberta Gurgel. Burnout do professor e crenças de autoeficácia. Eccos – Revista Científica, n. 26, p. 79-191, jul/dez 2011.

FERREIRA, Luiza Cristina Mauad, AZZI, Roberta Gurgel. Docência, Burnout e considerações da teoria da auto-eficácia. Psicologia: ensino & formação, v. 1, n. 2, p. 23-34, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612010000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 mar. 2018.

FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro et al. Impact of job-related well-being on the relationship of self-efficacy with Burnout. Paidéia, v. 26, n. 63, p. 45-52, jan./apr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/108371. Acesso em: 19 abr. 2018

GIL-MONTE, Pedro R.; GARCIA-JUESAS, Juan Antonio; HERNANDÉZ, Marcos Caro. Influencia de la sobrecarga laboral y la autoeficácia sobre el síndrome de quemarse por el trabajo (Burnout) em profesionales de enfermeira. Interamerican Journal of Psychology, v. 42, n. 1, p. 113-118, 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902008000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2018

HALL, Nathan C.; LEE, So Yeon; RAHIMI, Sonia. Self-efficacy, procrastination, and burnout in post-secondary faculty: An international longitudinal analysis. PloS one, v. 14, n. 12, p. e0226716, 2019.

IAOCHITE, Roberto Tadeu. Auto-eficácia de docentes de Educação Física. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

IAOCHITE, Roberto Tadeu et al. Autoeficácia docente, satisfação e disposição para continuar na docência por professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 825-839, out./dez. 2011.

IAOCHITE, Roberto Tadeu (org.). Teoria Social Cognitiva e Educação Física: diálogos com a prática. São Paulo: CREF/SP, 2018.

IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel. Escala de fontes de autoeficácia docente: estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, v. 30, n. 71, p. 659-669, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7472.

LOIOLA, Elainy; MARTINS, Maria do Carmo. Autoeficácia no trabalho e síndrome de burnout em profissionais de enfermagem. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 20, n. 3, p. 813-823, 2019.

LOPES, Adriana Rezende; NIHEI, Oscar Kenji. Burnout among nursing students: predictors and association with empathy and self-efficacy. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.

MARQUES, Marta Nascimento et al. Os desafios do cotidiano educacional: o caso da Educação Física. Roteiro, v. 40, n. 1, p. 187-206, jan./jun. 2015.

MASLACH, Christina; JACKSON, Susan E. The measurement of experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, v. 2, p. 99-113, 1981.

MASLACH, Christina; SCHAUFELI, Wilmar B.; LEITER, Michael P. Job Burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, p. 397­422, 2001.

NURI, Cahit; DEMIROK, Mukaddes Sakalli; DIREKTÖR, Cemaliye. Determination of self-efficacy and burnout state os teachers working in the special education field in terms of differente variables. Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 3, p. 160-166, 2017. Disponível em: https://redfame.com/journal/index.php/jets/article/view/2237. Acesso 20 abr 2019

ORÇAN, Maide Examination of self-efficacy and Burnout dynamics of preschool teachers in Turkey and United States. European Journal of Educational Research, v. 2. n. 1, p. 25-35, 2013. Disponível em:https://www.eu-jer.com/examination-of-self-efficacy-and-burnout-dynamics-of-preschool-teachers-in-turkey-and-the-united-states. Acesso em: 21 mar. 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). CID: Burnout é um fenômeno ocupacional. 28 maio 2019. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5949:cid-Burnout-e-um-fenomeno-ocupacional&Itemid=875. Acesso em: 30 maio 2019.

PÊGO, Francinara P. Lopes e; PÊGO, Delcir R. Síndrome de Burnout. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, n. 2, p. 171-176, 2016. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/rbmt.org.br/pdf/v14n2a15.pdf. Acesso 11 abr. 2018

PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Associação entre os níveis de autoeficácia e Burnout em professores de educação física. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 543-566, 2020.

PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Síndrome de Burnout e autoeficácia em professores de educação física. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022.

PIRES, Daniel Alvarez; MONTEIRO, Paulo Augusto Pimentel; ALENCAR, Diego Rodrigues. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da região nordeste do Pará. Pensar a Prática, v. 15, n. 4, 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15654.

RAMOS, Maély Ferreira Holanda. Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e pesquisa do comportamento) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

RODRIGUEZ, Sandra Yvone Spiendler; CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Impacto da regulação de emoções no trabalho sobre as dimensões do Burnout em psicólogos: o papel mediador da autoeficácia. Análise Psicológica, v. 35, n. 2, p. 191-201, 2017. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1147/pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

SANTINI, Joarez; MOLINA NETO, Vicente. A síndrome do esgotamento profissional em professores de Educação Física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 209-222, jul./set. 2005.

SANTOS, Alaíde Almeida; NASCIMENTO SOBRINHO, Carlito Lopes. Revisão sistemática da prevalência da síndrome de burnout em professores do ensino fundamental e médio. Revista Baiana de Saúde pública, v. 35, n. 2, p. 299-319 abr./jun. 2011. Disponível em : https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/307/pdf_116. Acesso em: 21 mar. 2018

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 155-172, jan/dez, 2009.

SAVAS, Ahmet Cezmi; BOZGEYIK, Yunus; ESER, Ismail. A study on the relationship between teacher self efficacy and Burnout. European Journal of Educational Research, v. 3, n. 4, p. 159-166, 2014. Disponível em: https://www.eu-jer.com/a-study-on-the-relationship-between-teacher-self-efficacy-and-burnout Acesso 18 out 2019

SILVA, Guadalupe de Moraes. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da rede pública estadual de Sergipe. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SILVA, Maria Emília Pereira. Burnout: por que sofrem os professores? Estudos e pesquisas em Psicologia, ano 6, n. 1, 2006.

SINOTT, Edilene Cunha. Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física das escolas municipais de Pelotas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

SOUZA, Luciane Albuquerque Sá et al. Bem-estar subjetivo e burnout em cadetes militares: o papel mediador da autoeficácia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, n. 4, p. 744-752, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-12373-012. Acesso em: 18 nov. 2018

YILDIRIM, Írfan. The correlation between organizational commitment and occupational burnout among the physical education teachers: the mediating role of self-efficacy. International Journal of Progressive Education, v. 11, n. 3, p. 119-130, out. 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-06

Como Citar

PEREIRA, E. C. de C. S.; RAMOS, M. F. H.; COUTO, A. L. Burnout, autoeficácia e Educação Física: a produção acadêmica de 2008 a 2022. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28058, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.121105. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/121105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais