A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS: A VISÃO CONSTRUÍDA POR MENINAS EVANGÉLICAS

Autores

  • Ana Carolina Capellini Rigoni Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Jocimar Daolio Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64478

Palavras-chave:

Práticas corporais. Educação Física. Religião.

Resumo

Para aqueles que compartilham de uma visão religiosa do mundo, as práticas cotidianas, consciente ou inconscientemente, são mediadas pelo conhecimento religioso. Isto se aplica às práticas corporais presentes na escola. Buscamos, neste artigo, compreender como meninas evangélicas, pertencentes à Assembleia de Deus e à Congregação Cristã, significam as práticas corporais na vida cotidiana, atribuindo-lhes sentidos que são produzidos num processo relacional entre a Igreja e a aula de Educação Física (EF). O que constatamos, a partir de pesquisa etnográfica, é que a visão das meninas sobre as práticas corporais é produzida numa tensão cotidiana entre o que aprendem na Igreja e nas aulas de EF.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPG-CMH-UNIMEP, da área de Movimento Humano e suas relações com a cultura e a educação.

Jocimar Daolio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades, da faculdade de Educação Física- FEF/UNICAMP

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

RIGONI, A. C. C.; DAOLIO, J. A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS: A VISÃO CONSTRUÍDA POR MENINAS EVANGÉLICAS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 147–158, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64478. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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