O ensino remoto de Educação Física em narrativa

entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia

Autores

  • Leilane Shamara Guedes Pereira Leite Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alan Queiroz da Costa Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) http://orcid.org/0000-0002-5915-0973
  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allyson Carvalho de Araújo Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122440

Palavras-chave:

Educação Física, Covid-19, Educação a distância, Narrativa Pessoal

Resumo

A literatura tem apostado na compreensão coevolutiva entre tecnologia e educação destacando o professor como peça-chave neste processo. O objetivo do texto é problematizar a vivência pedagógica de uma professora de Educação Física da rede estadual de ensino durante a pandemia de covid-19, sob as lentes do neotecnicismo e das literacias emergentes. Adotou-se a metodologia qualitativa a partir dos estudos narrativos, dos casos pedagógicos e suas contribuições para formação docente. Como resultados percebeu-se o sentimento de incompetência para lidar com plataformas digitais, o apoio de uma rede de colaboração por pares, a urgência do “como utilizar ferramentas tecnológicas” e, em segundo plano, “o que ensinar”. Considera-se, por fim, que pensar o ensino remoto de Educação Física na pandemia é mais do que pensar em tecnologia, mas antes é refletir sobre como o professor se forma pela experiência e as possibilidades de modificação na percepção de aula de Educação Física neste contexto.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

LEITE, L. S. G. P.; COSTA, A. Q. da; OLIVEIRA, M. R. R. de; ARAÚJO, A. C. de. O ensino remoto de Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28022, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.122440. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122440. Acesso em: 16 abr. 2024.

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