AUTOMOBILISMO CARIOCA: MEMÓRIAS DE UM PILOTO E AS CORRIDAS DE RUA DE 1954 A 1966

Autores

  • Rodrigo Vilela Elias Universidade Gama Filho
  • Ludmila Mourão Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.9778

Palavras-chave:

Automobilismo. Esporte. Indústria. Política.

Resumo

Esta pesquisa trata do desenvolvimento do automobilismo e suas relações com o crescimento urbano do Rio de Janeiro no período entre 1954 e 1966, abrangendo o fim do Circuito da Gávea e a construção do Autódromo. A história oral e a literatura sobre o esporte ajudaram a esclarecer transformações relacionadas ao envolvimento do automobilismo com a política, a recém-chegada indústria automobilística, a popularização do automóvel e as transformações sociais e urbanas. Os resultados apontaram para um sentido de desenvolvimento conturbado, alocado entre a prosperidade nacional e a má administração do automobilismo carioca, marcado por ações imediatas, improvisadas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vilela Elias, Universidade Gama Filho

Mestrando em Educação Física, Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Bolsista do CNPq. E-mail: rodrigovilelaelias@gmail.com. Rua Desembargador Isidro nº160/ap802 Cep: 20521-160. Bairro: Tijuca.

Ludmila Mourão, Universidade Gama Filho

Doutora, Professora da Universidade Gama Filho no curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: Ludmila.mourao@terra.com.br. Rua Mário Pederneiras nº4/ap204 Cep: 22261-020. Bairro: Humaitá. 

Downloads

Publicado

2010-05-08

Como Citar

ELIAS, R. V.; MOURÃO, L. AUTOMOBILISMO CARIOCA: MEMÓRIAS DE UM PILOTO E AS CORRIDAS DE RUA DE 1954 A 1966. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 49–68, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.9778. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais