DA CULTURA DO CORPO DAS CRIANÇAS: DIFERENÇAS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Flávia Martinelli Ferreira Doutoranda na Universidade de Brasília
  • Jocimar Daolio Faculdade de Educação Física da UNICAMP
  • Dulce Filgueira de Almeida Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.72415

Palavras-chave:

Criança. Corpo. Antropologia. Educação Física.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola.

 

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Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, Doutoranda na Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade de Brasília

Jocimar Daolio, Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Professor titular da Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Dulce Filgueira de Almeida, Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

Professora Associada IV da Universidade de Brasília

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Publicado

2017-11-25

Como Citar

FERREIRA, F. M.; DAOLIO, J.; ALMEIDA, D. F. de. DA CULTURA DO CORPO DAS CRIANÇAS: DIFERENÇAS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1217–1228, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.72415. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72415. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais