“O MARCO DE 1989”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS XVIII JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS

Autores

  • Taiza Daniela Seron Kiouranis Universidade Federal do Paraná
  • Leila Salvini Universidade Federal do Paraná
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64143

Palavras-chave:

Atletismo. Sociologia. Esportes. Brasil.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as características dos JEBs de 1989 e identificar agentes e estratégias de ação para o desenvolvimento de um modelo para o esporte escolar. Utilizamos como fonte de informações uma entrevista e uma fonte literária. Tendo como referencial de análise a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, foi possível concluir que os agentes que idealizaram a ação em questão eram oriundos (em sua maioria) do campo acadêmico, e numa tentativa pouco profícua tentaram inculcar o habitus desse campo em uma estrutura esportiva, vinculada às ações práticas alicerçadas na competição.

 

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Biografia do Autor

Taiza Daniela Seron Kiouranis, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes/CNPq.

Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes/CNPq.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

KIOURANIS, T. D. S.; SALVINI, L.; MARCHI JÚNIOR, W. “O MARCO DE 1989”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS XVIII JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 907–818, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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