A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Paulo Rogério Barbosa do Nascimento UNIJUÍ
  • Luciano de Almeida UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3567

Palavras-chave:

Luta. Educação Física. Currículo.

Resumo

O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.

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Biografia do Autor

Paulo Rogério Barbosa do Nascimento, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Municipal Madalena, Panambi, RS, Brasil. E-mail: paulonascimento@urisan.tche.br

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto, Santo Augusto, RS, Brasil. E-mail: lucianoedf@urisan.tche.b

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Publicado

2008-04-17

Como Citar

NASCIMENTO, P. R. B. do; ALMEIDA, L. de. A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 91–110, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3567. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais