PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • David Kirk University of Bedfordshire
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil
  • Valter Bracht Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.97341

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino. Editorial

Resumo

Na história das ideias pedagógicas, podemos identificar, nas décadas de 1970 e seguintes do século XX, o desenvolvimento de análises do papel da educação nas sociedades capitalistas (centrais e periféricas), bem como a paulatina construção de propostas pedagógicas (que deveriam orientar as práticas educativas) de caráter “crítico”. Não demorou muito para que essas análises e propostas fossem discutidas, assimiladas e incorporadas às discussões no campo específico da Educação Física.

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Biografia do Autor

David Kirk, University of Bedfordshire

Alexander Chair in Physical Education and Sport and Director, Institute for Sport and Physical Activity Research. Director of the Institute for Sport and Physical Activity Research. He has held academic appointments in Australia between 1984 and 1998 at Deakin University and the University of Queensland, and from 1999 to 2005 at Loughborough University. currently Visiting Professor at the University of Queensland and was Guest Professor in the Department of Sport and Movement Sciences at the University of Ghent in Belgium in 2008-9. Founding Editor of the Routledge journal Physical Education and Sport Pedagogy

Publicado

2019-11-15

Como Citar

KIRK, D.; ALMEIDA, F. Q. de; BRACHT, V. PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25061, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.97341. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/97341. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Em foco