QUIS CUSTODIET IPSOS CUSTODES?: SOBRE SER CRÍTICO NA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • David Kirk University of Bedfordshire

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.96244

Palavras-chave:

Pedagogia crítica. Educação Física. Precariedade. Autocrítica.

Resumo

Um contínuo desafio para a pedagogia crítica da Educação Física tem sido o de como prosseguir adiante com sua agenda em circunstâncias de precariedade, ao mesmo tempo em que evita muitas armadilhas, como doutrinação, utopismo e arrogância, o que pode diminuir sua efetividade tanto quanto sua reputação. Este artigo considera a possibilidade de ser crítico em relação à própria pedagogia crítica, ao mesmo tempo em que permanece inflamado pela causa da justiça social através da Educação. Até hoje, ela parece ser suficiente para pedagogos críticos em Educação Física regularem a si mesmos, mas tem falhado em produzir qualquer concordância sobre como a pedagogia crítica pode responder, por exemplo, ao crescimento da precariedade. Valendo-se do artigo de Burbules, que reflete sobre ser crítico na pedagogia crítica, cinco chaves de leitura emergem desta análise. Eu considero como nós deveríamos ser autoconscientes e autocríticos no âmbito da pedagogia crítica em Educação Física e, ao fazer isso, abordar seus desafios crescentes e, de fato, enfrentar a questão segundo a qual “quem vigia os próprios vigilantes”?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Kirk, University of Bedfordshire

Alexander Chair in Physical Education and Sport and Director, Institute for Sport and Physical Activity Research. Director of the Institute for Sport and Physical Activity Research. He has held academic appointments in Australia between 1984 and 1998 at Deakin University and the University of Queensland, and from 1999 to 2005 at Loughborough University. currently Visiting Professor at the University of Queensland and was Guest Professor in the Department of Sport and Movement Sciences at the University of Ghent in Belgium in 2008-9. Founding Editor of the Routledge journal Physical Education and Sport Pedagogy

Publicado

2019-11-15

Como Citar

KIRK, D. QUIS CUSTODIET IPSOS CUSTODES?: SOBRE SER CRÍTICO NA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25062, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.96244. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/96244. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Em foco