PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS URBANAS: UMA REVISÃO CRÍTICA

Autores

  • Sara Flory University of South Florida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.96230

Palavras-chave:

Área urbana. Educação Física. Ensino. Estudantes.

Resumo

O objetivo deste artigo foi providenciar uma revisão crítica na literatura relacionada com pedagogia da Educação Física em escolas urbanas utilizando como “lente” uma pedagogia sustentada culturalmente. Dados foram coletados por meio da busca de palavras-chaves e nos sumários de três revistas norte-americanas, bem como em adicionais referências recuperadas dos artigos. A amostra incluiu 54 estudos que foram analisados em profundidade e codificados em vários fatores. Os resultados providenciam estatísticas descritivas sobre literatura, bem como três temas principais que destacam a relevância cultural em Educação Física, a resistência de estudantes urbanos ao currículo tradicional e os déficits a serem enfrentados pela Educação Física urbana. A discussão sugere “críticas carinhosas” que podem ser aplicadas no campo da Educação Física, especialmente em contextos urbanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Flory, University of South Florida

ara Barnard Flory is an Associate Professor of Physical Education. She received her doctorate from Wayne State University, where she completed her studies in Teaching in Secondary Education with an emphasis on physical education and health.  Sara received her Bachelor’s of Science degree in Movement Science and Athletic Training from the University of Michigan in 2000 and a Master’s degree from Wayne State in 2005.

During her graduate studies, Sara worked as a graduate research assistant for two large-scale grant programs, the Detroit Healthy Youth Initiative, and Generation with Promise. Both of these programs focused on improving health and physical education programs in urban public schools.

Her research interests have to do with the role of culture in physical education and physical activity. Specifically, Sara is interested in evaluating and developing culturally competent curriculum models, school-based health initiatives, and preparing teachers for culturally diverse school settings.

Sara’s teaching responsibilities include secondary instructional design and content courses, internship experiences, as well as teaching in the master’s program in physical education.

Publicado

2019-11-16

Como Citar

FLORY, S. PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS URBANAS: UMA REVISÃO CRÍTICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25067, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.96230. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/96230. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Em foco