PRAXIOLOGIA MOTRIZ E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité)

Autores

  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Educação Física. Santa Maria, RS http://orcid.org/0000-0001-6296-628X
  • Flávia Franco Doutoranda na Universidad del País Vasco, País Basco, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.94580

Palavras-chave:

Ensino. Educação Física. Conhecimento. Entrevista

Resumo

Este texto é o resultado de uma entrevista realizada, em junho de 2015, com o Dr. Pierre Parlebas, idealizador da Praxiologia Motriz. A entrevista se estruturou em três momentos e teve o objetivo de estabelecer as relações entre o conhecimento praxiológico e a organização do trabalho pedagógico e da didática na Educaçao Física. Iniciou-se questionando a respeito das características epistemológicas do conhecimento praxiológico. Em seguida, verificou-se como o professor situa o conhecimento praxiológico no campo da Educação Física. Finalizou-se a entrevista solicitando que o autor apresentasse as relações entre Praxiologia Motriz, Trabalho Pedagógico e Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Educação Física. Santa Maria, RS

Professor Titular do Departamento de Deportos Coletivos

Universidade Federal de Santa Maria

Flávia Franco, Doutoranda na Universidad del País Vasco, País Basco, Espanha.

Doutoranda na Universidad del País Vasco, País Basco, Espanha.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

RIBAS, J. F. M.; FRANCO, F. PRAXIOLOGIA MOTRIZ E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité). Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26008, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.94580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/94580. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios