FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Autores

  • Patricia Rossi - Andrion Aluna do Doutorado em Educação Especial - PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil
  • Carla Ariela Rios Vilaronga Docente Instituto Federal de São Paulo – IFSP/São Carlos, Brasil Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial –PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil
  • Mey de Abreu van Munster Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial –PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil Docente Depratamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH/UFSCar/São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.91481

Palavras-chave:

Atividade Física. Pessoas com deficiência. Capacitação profissional.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca da formação profissional inicial na área de Atividade Física Adaptada em uma perspectiva internacional. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura envolvendo a interface “Atividade Física Adaptada” e “Formação Profissional”. Os resultados demonstraram que as pesquisas se concentraram em países do Hemisfério Norte, com maior evidência nos EUA, e que as experiências práticas deveriam ser mais oportunizadas durante a formação inicial com a finalidade de associar teoria com a prática e a infusão do conhecimento; possibilitar o contato direto com as pessoas com deficiência; e influenciar de forma positiva os sentimentos e as atitudes dos estudantes para atuar na AFA. Sendo assim, foi possível concluir a necessidade de se oportunizar mais experiências práticas durante a formação inicial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rossi - Andrion, Aluna do Doutorado em Educação Especial - PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil

Educação Física Adaptada

Educação Especial

Carla Ariela Rios Vilaronga, Docente Instituto Federal de São Paulo – IFSP/São Carlos, Brasil Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial –PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil

Educação Especial

Mey de Abreu van Munster, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial –PPGEEs/UFSCar/São Carlos, Brasil Docente Depratamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH/UFSCar/São Carlos, Brasil

Educação Física Adaptada

Educação Especial

Downloads

Publicado

2019-10-27

Como Citar

ROSSI - ANDRION, P.; VILARONGA, C. A. R.; MUNSTER, M. de A. van. FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25056, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.91481. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/91481. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais