“GYMNASTICA E EDUCAÇÃO PHYSICA”: SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NORMAL, ELEMENTAR E COLÉGIOS DISTRITAIS DO RIO GRANDE DO SUL, EM FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.
  • Raquel da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90208

Palavras-chave:

Capacitação de Professores. História. Educação Física. Ginástica.

Resumo

O presente estudo tem, por objetivo, compreender a presença da Gymnastica e da Educação Physica na formação de professores(as) primários(as) no Rio Grande do Sul, durante o período de 1877 a 1909. Para o alcance do objetivo proposto, analisamos a documentação legal do estado, especialmente aquela que previu orientações relacionadas às estruturas educacionais, expedidas no período de 1877 a 1909. A interpretação aos materiais de pesquisa, amparada pelos aportes teóricos da História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares e dos Saberes Disciplinares, indicou que a inserção de conteúdos referentes à Gymnastica e à Educação Physica, nas grades de ensino, foi assumindo contornos mais amplos na realidade educacional sul-rio-grandense, especialmente naquela voltada à formação de professores(as). Desta forma, tais ampliações podem ter influenciado no estabelecimento de ações pioneiras levadas a efeito nos anos posteriores ao período investigado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado e Formação de professores.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Professora associada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área da Educação Física e atua, principalmente, com os seguintes temas: História do Esporte; História da Educação Física; Estudos Histórico-Culturais sobre o esporte para pessoas com deficiência e pessoas surdas.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na ESEFID da UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Professora efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Atualmente, responde pela Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes. Mestre em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte e da Educação Física, Introdução à Educação Física, Campo Profissional da Educação Física, Estudos Socioculturais do Lazer e do Esporte, Esporte Adaptado, Esporte Paralímpico, Práticas Equestres (Hipismo) e Equoterapia. É coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física, o qual faz parte do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens), do DEFD da Unimontes. É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs), do DEFD da Unimontes. Também é Membro Pesquisador junto à Academia Paralímpica Brasileira (APB).

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ciência, lutas e Educação Física escolar. 

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z.; PEREIRA, E. L.; SILVEIRA, R. da. “GYMNASTICA E EDUCAÇÃO PHYSICA”: SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NORMAL, ELEMENTAR E COLÉGIOS DISTRITAIS DO RIO GRANDE DO SUL, EM FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25035, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.90208. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90208. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais