PROJETOS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL

Autores

  • Jorge Soares Universidade da Madeira
  • Hélio Antunes Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90203

Palavras-chave:

Currículo. Escola. Atividade Motora. Projeto. Atividades Esportivas.

Resumo

Este estudo teve por objetivo determinar a gênese dos projetos de enriquecimento curricular ligados à atividade física e desportiva de escolas públicas de Portugal e compreender os seus resultados e fatores de sucesso junto à comunidade educativa. Realizou-se uma entrevista com quatro coordenadores responsáveis pelos projetos. Os projetos orientavam-se para três categorias de missão: exercício físico e saúde; desenvolvimento socioafetivo e oferta desportiva através do clube escolar. A diversidade e a especificidade dos projetos ajustados a cada contexto, bem como as competências e o compromisso do professor responsável, foram consideradas elementos determinantes. Os fatores de sucesso e os parâmetros de avaliação dos resultados dos projetos são explicados por indicadores quantitativos de participação dos jovens e não pelos impactos que causam na educação, na aptidão física e desportiva dos jovens. Não foi encontrada uma ligação coerente entre os objetivos dos projetos e os indicadores utilizados na avaliação dos resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Soares, Universidade da Madeira

Jorge Soares nasceu em 1967 na freguesia do Monte (Funchal) e vive na mesma cidade.

Licenciou-se em Educação Física e Desporto (1992) na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Em 1997 termina o Mestrado Europeu em Gestão do Desporto, na mesma Faculdade.

Foi Coordenador Regional do Desporto Escolar do GCDE, entre 1993 a 1995. A partir de 1995 dedica-se ao ensino da Educação Física e Coordenação do Desporto da Escola Bartolomeu Perestrelo onde ajudou a fundar o clube esportivo escolar (1997) com o mesmo nome e onde foi Coordenador e Presidente da Direção.

Em 2001 opta pela carreira académica na Universidade da Madeira e seis anos mais tarde obtém o Doutoramento em Educação Física e Desporto na especialidade de Ciências do Desporto, sob o tema: Natureza da decisão estratégica em Organizações Desportivas: Estudo das Associações Desportivas de Modalidade. É Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, Departamento de Educação Física e Desporto, onde leciona as disciplinas de Gestão e Marketing do Desporto, Estratégia e Gestão do Desporto; Desporto, Turismo e Desenvolvimento Regional.

É autor e coautor de 21 artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, na área da gestão, organização do desporto e turismo.

Participou em 56 congressos e reuniões científicas com comunicação oral ou poster.

Orientou três teses de Doutoramento e 18 de Mestrado no domínio das ciências do desporto.

Foi Diretor do Curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (2009-2012).

Hélio Antunes, Universidade da Madeira

Doutoramento em Ciências do Desporto - Universidade da Madeira (2014).

Professor Assistente convidado pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira(desde 1/07/09 atá à presente data);

Investigador com várias publicações em livros e revistas científicas, na área da gestão e pedagogia do desporto

Publicado

2020-03-23

Como Citar

SOARES, J.; ANTUNES, H. PROJETOS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26018, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais