A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NA ÁREA 21 COMO PERSPECTIVA DE DIÁLOGO E (RE)CONHECIMENTO INTERCULTURAL

Autores

  • Lucas Silva Skolaude Programa de Pós-Graduação Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Edwin Alexander Canon-Buitrago Universidad de la República - UdelaR Instituto Superior de Educación Física - ISEF
  • Fabiano Bossle Programa de Pós-Graduação Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90042

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Escolar Indígena, Interculturalidade, Dialogicidade, Revisão sistemática.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar e discutir a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada especificamente na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o processo de leitura e agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam tanto para Educação Escolar Indígena quanto para o componente curricular da Educação Física. A dialogicidade passou a ser a categoria central de análise em razão de apresentar desde uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado do processo de análise foi a interpretação de uma “subalternidade” no tratamento e circulação das questões indígenas tanto no campo da Educação Física quanto nos periódicos que publicam na área 21.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-23

Como Citar

SKOLAUDE, L. S.; CANON-BUITRAGO, E. A.; BOSSLE, F. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NA ÁREA 21 COMO PERSPECTIVA DE DIÁLOGO E (RE)CONHECIMENTO INTERCULTURAL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26009, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90042. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90042. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais