A ATIVIDADE FÍSICA REPRESENTADA NOS LIVROS DO TEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRIMÀRIA

Autores

  • Irene Moya-Mata Universidad de Valencia. Valencia.España.
  • Laura Ruiz-Sanchis Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir. Valencia, España.
  • Julio Martín-Ruiz Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir. Valencia, España.
  • Concepción Ros Ros Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.89296

Palavras-chave:

Educación Física. Educación Primaria. Imagen Corporal. Actividad Física.

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a representação da atividade física que aparece nos livros didáticos de Educação Física e sua relação com os diferentes blocos de conteúdos da área, no Ensino Fundamental. A amostra foi composta por um total de 3836 imagens publicadas em 34 livros didáticos pertencentes a seis editores espanhóis, entre 2006 e 2013. A técnica de pesquisa foi a análise de conteúdo utilizando a ferramenta SAIMEF. O software SPSS 22.0 foi utilizado para a análise estatística. Os resultados mostram uma clara predominância do bloco de conteúdo dos "jogos e atividades esportivas". Este desequilíbrio na representação dos blocos não responde aos ensinamentos mínimos que o Real Decreto 1513/2006 estabelece no currículo Primário no contexto espanhol, motivo pelo qual é necessário refletir sobre a visão tradicional da atividade física neste contexto. material curricular.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Imagem corporal. Atividade Física.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Concepción Ros Ros, Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir

Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte

Departamento de Gestión y Didáctica de la Actividad Física

IP del Grupo de investigación en Educación para una Actividad Físisca Saludable

Publicado

2019-12-10

Como Citar

MOYA-MATA, I.; RUIZ-SANCHIS, L.; MARTÍN-RUIZ, J.; ROS ROS, C. A ATIVIDADE FÍSICA REPRESENTADA NOS LIVROS DO TEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRIMÀRIA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25087, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.89296. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/89296. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais