FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: HOMOFOBIA, HETEROSSEXISMO E AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES

Autores

  • Angelita Alice Jaeger Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivana Vedoin Venturini Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Myllena Camargo de Oliveira Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Pedro Valdívia-Moral Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal da la Universidad de Granada.
  • Paula Silva CIAFEL, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/PT.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88681

Palavras-chave:

Homofobia. Sexismo. Educação Física. Capacitação profissional.

Resumo

Objetivamos conhecer a percepção de estudantes de Educação Física acerca de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas presentes na formação profissional, identificando sugestões para torná-la mais receptiva à diversidade de sujeitos. Esta pesquisa mista contou, primeiramente, com 260 estudantes que responderam um questionário que foi analisado a partir da frequência de respostas. Na segunda etapa participaram 19, divididos em 3 grupos focais, cujo conteúdo foi transcrito e submetido a análise de conteúdo com auxílio do software QSRNVivo. Os resultados apontam que é forte a incidência de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas entre estudantes, ocorrendo sobretudo entre os homens. Afirmam que os(as) docentes reforçam ou silenciam diante dessas condutas e pouco colaboram para criar um ambiente seguro e livre de preconceitos. Para alterar esse cenário, é necessário cultivar o respeito, problematizar o currículo heteronormativo e oportunizar diferentes ações que envolvam a comunidade acadêmica.

 

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Biografia do Autor

Angelita Alice Jaeger, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Fderal de Santa Maria.

Ivana Vedoin Venturini, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Formada em Psicologia e Educação Física e atua como personal trainer.

Myllena Camargo de Oliveira, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda em Ciências do Movimento Humano no CEFD/UFSM.

Pedro Valdívia-Moral, Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal da la Universidad de Granada.

Professor da Universidad de Granada/ES.

Paula Silva, CIAFEL, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/PT.

Professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/PT.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

JAEGER, A. A.; VENTURINI, I. V.; OLIVEIRA, M. C. de; VALDÍVIA-MORAL, P.; SILVA, P. FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: HOMOFOBIA, HETEROSSEXISMO E AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25040, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88681. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88681. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais