O USO DA AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES E CRUZADA PARA ANALISAR O ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcos Godoi Rede Municipal de Educação (RME) de Cuiabá-MT. http://orcid.org/0000-0002-9238-4704
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Cecilia Borges Universidade de Montreal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.88272

Palavras-chave:

Ensino. Educação Física. Métodos de análise.

Resumo

Este artigo trata da Clínica da atividade e do Método da autoconfrontação simples e cruzada (ACSC), um dispositivo que permite a análise do trabalho docente no que tange ao ensino. Descrevem-se os fundamentos dessa abordagem, explicam-se seus procedimentos operacionais e ilustra-se sua utilização através da análise de episódios de ensino, no âmbito de um estudo multicasos, junto a quatro professores de Educação Física. As aulas foram filmadas, editadas e exibidas para coanálise pelos participantes com a mediação do pesquisador. Através da análise dos episódios, foi possível identificar a razão de agir dos professores, as atividades impedidas, as intenções de mudança e a comparação das maneiras de agir. Conclui-se que o método da ACSC contribui à análise das práticas pelos próprios professores, assim como para seu desenvolvimento reflexivo e profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Godoi, Rede Municipal de Educação (RME) de Cuiabá-MT.

Licenciado em Educação Física pela UFMT (1999), mestre em Estudos da Linguagem UFMT (2006) e doutor em ciências da educação pela Université de Montréal (2017). É professor da Rede pública municipal de educação de Cuiabá (2000-atual).

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física (2004), mestre em Ciências da Motricidade (2007) e doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Cecilia Borges, Universidade de Montreal

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Educação pela PUC Rio de Janeiro. É professora na Faculdade de Ciências da Educação na Universidade de Montreal, Canadá.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

GODOI, M.; BENITES, L. C.; BORGES, C. O USO DA AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES E CRUZADA PARA ANALISAR O ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25071, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88272. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/88272. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.