O TEMA DA SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: REFLEXIVIDADE, AGÊNCIA E ESTRUTURA

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Programa de Pós-Graduação em Educação Física
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Programa de Pós-Graduação em Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.87359

Palavras-chave:

Administração em Saúde. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Currículo. Educação Superior.

Resumo

Investiga como os professores influenciam na configuração do tema da saúde nos currículos de formação em Educação Física (EF). Apresenta o recorte de uma tese de doutorado e faz opção pela análise de dados produzidos a partir dos currículos vitae dos professores do CEFD/UFES e dos concursos ofertados entre 1990 e 2017. Com enfoque na teoria da estruturação de Anthony Giddens, discute como os dados produzidos apresentam, hegemonicamente, uma biologização do currículo e como a agência do professor e a estrutura de políticas curriculares e da pós-graduação influenciam esses processos; também observa-se a emergência de perspectivas ampliadas vinculadas às Ciências Sociais/Humanas e à Saúde Coletiva. Avança da discussão “disciplinar” do currículo para dar destaque à presença do professor como elemento para a análise das políticas de formação em EF.

 

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Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2011). Membro do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Atualmente é professor de educação física da Prefeitura Municipal da Serra (ES) e membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/CEFD/UFES).

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Bolsista Pesquisador Edital FAPES 04/2015.

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

OLIVEIRA, V. J. M. de; GOMES, I. M. O TEMA DA SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: REFLEXIVIDADE, AGÊNCIA E ESTRUTURA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25077, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.87359. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/87359. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais