A PERCEPÇÃO DAS JUVENTUDES A RESPEITO DOS SEUS PROCESSOS DE IDENTIDADES E SUAS APROPRIAÇÕES PARA ALÉM DO JOGADOR NEYMAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.86901

Palavras-chave:

Adolescente. Identificação social. Meios de comunicação.

Resumo

O objetivo do texto foi analisar e interpretar a relação entre a construção de identidades e a percepção das juventudes acerca das suas formas de apropriação referentes à figura do jogador Neymar. A presente pesquisa é qualitativa, tendo como referência o paradigma interpretativo. O estudo contou com as entrevistas nos grupos focais, as observações e o diário de campo para analisar os discursos de 29 indivíduos matriculados no ensino médio de uma escola privada em Novo Hamburgo/RS, Brasil. Cada jovem estava inserido em um dos três grupos correspondentes a sua prática sociocultural (Teatro; Grêmio Estudantil; Atletismo). Suas apropriações são permeadas por uma vontade implícita de consumir para aparecer perante a sensação de respeito e aprovação social como maneira de pertencimento àquele espaço. Nesse contexto, o jogador Neymar não possui essa referência e os jovens afirmam não serem influenciados por ele.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Fernandes Feltes, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE, na linha de pesquisa Saúde e Inclusão Social, com bolsa CAPES. Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física/ Universidade Feevale (2014); Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social/ Universidade Feevale (2017). Atualmente é professora de dança e de Educação Física na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). Está inserida no Grupo de Pesquisa em Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais pela Universidade Feevale. Tem por âmago e objetivo relacionar suas problemáticas cotidianas a realidade acadêmica e científica. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, práticas sócio culturais, discussões de mídia, juventudes, educação infantil e dança.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale/professor

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. É editor chefe da Revista Conhecimento Online. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

FELTES, A. F.; SANFELICE, G. R. A PERCEPÇÃO DAS JUVENTUDES A RESPEITO DOS SEUS PROCESSOS DE IDENTIDADES E SUAS APROPRIAÇÕES PARA ALÉM DO JOGADOR NEYMAR. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25084, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.86901. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/86901. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais