A PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOULCH E O CONHECIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Christyan Giullianno de Lara Souza Silva Secretaria Municipal de Educação de Natal. Natal. RN, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1483-5220
  • Bernard Andrieu Université Paris Descartes. Paris, França
  • Terezinha Petrúcia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.85386

Palavras-chave:

Psicocinética. Corpo. Epistemologia. Educação Física.

Resumo

O presente ensaio apresenta o pensamento de Jean Le Boulch e suas ideias sobre a Psicocinética e o esquema corporal. Trata-se de um estudo teórico, apoiando-se nas obras do autor publicadas no Brasil e sua tese doutoral, defendida em 1960. Utilizamos também uma entrevista concedida à revista francesa Éducation Physique et Sport (EPS) (1983), além de outros trabalhos desenvolvidos por ele, tais como conferências, palestras e seminários. Com essa reflexão espera-se contribuir para a compreensão de suas ideias, em particular sobre o conhecimento do corpo na Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

SILVA, C. G. de L. S.; ANDRIEU, B.; NÓBREGA, T. P. da. A PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOULCH E O CONHECIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 1041–1054, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.85386. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/85386. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Ensaios