FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Rosa Malena de Araújo Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Cecília da Silva Camargo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.85233

Palavras-chave:

Educação Física. Educação continuada. Docentes. Universidades.

Resumo

O artigo objetiva compartilhar estudos referentes à formação inicial de professores e professoras de Educação Física para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de ações acadêmicas desenvolvidas em duas universidades públicas federais. A discussão apresentada se origina das pesquisas dessas realidades que, a partir de distintas bases empíricas, considerando a educação de jovens e adultos como direito e devir e apoiadas em visão crítica da Educação Física, analisam esse fenômeno em dois recortes espaciais, no Sul e no Sudeste do Brasil. Nas considerações, aponta a importância e a responsabilidade das universidades para a concretização dessa prática pedagógica em uma modalidade que é expressão das desigualdades sociais e, complementarmente a isso, o necessário compromisso com uma formação de professores de Educação Física atenta às especificidades da EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Malena de Araújo Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Profª associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Física Escolar; líder do grupo de pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades); rosamalena@id.uff.br.

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Profª associada no Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). mceciliacg6@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

CARVALHO, R. M. de A.; CAMARGO, M. C. da S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25029, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.85233. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/85233. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais