OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Tocantins. Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.
  • Otavio Tavares Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.85052

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Socialização. Papel profissional.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender como os conteúdos atitudinais são desenvolvidos nas aulas de Educação Física (EF) em uma escola da rede pública do município de Vitória/ES. Para tanto, o propósito desta investigação demandou a necessidade de mobilizarmos, em termos metodológicos, o estudo de caso, apropriando-nos de técnicas como observação e entrevista. Os resultados indicam que há um potencial atitudinal inerente às aulas dessa disciplina, a partir da sua integração aos conteúdos conceituais e procedimentais, porém, a sua efetivação sujeita-se às abordagens exortativa, incidental e intrínseca, confirmando, portanto, uma limitação já apontada por parte da literatura sobre a ausência de um planejamento prévio mais sistematizado acerca dos conteúdos desta natureza.

 

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Publicado

2019-10-27

Como Citar

SOUZA, A. L. de; TAVARES, O. OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25053, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.85052. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/85052. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais