O SIGNIFICADO PARA IDOSOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NAS PRAIAS DO LITORAL ALAGOANO

Autores

  • Carolina Oliveira Gonçalves Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Vagner Reolon Marcelino Faculdade de Americana - FAM
  • Maria da Consolação G. Cunha F. Tavares Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.8472

Palavras-chave:

Praias. Idoso. Exercício. Envelhecimento

Resumo

A respeito do crescimento da população de idosos no Brasil, pouco se sabe da inserção deste grupo nos supostos redutos de “corpos jovens”. Nesse sentido, a praia e as atividades que nela se encontram é um tema a ser explorado. O objetivo desta pesquisa é investigar o significado da prática de atividades físicas por idosos nas praias de Alagoas. Numa abordagem exploratória de cunho qualitativo, foram entrevistados 63 idosos de ambos os sexos em sete praias. Através da análise de conteúdo verificou-se que 84,37% dos entrevistados praticam atividade física regular e atribuem à prática significados como felicidade e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Oliveira Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Aluna de graduação da UNICAMP, bolsista PIBIC (Iniciação Científica). Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP) Campinas, SP, Brasil. E-mail:. carol.fef06d@gmail.com

Vagner Reolon Marcelino, Faculdade de Americana - FAM

Graduado pela Puc - Campinas - SP ; Doutor em Atividade Física Adaptada e Saúde ( 2008 ), Mestre em Atividade Física Adaptada e Sáude (2003).

Maria da Consolação G. Cunha F. Tavares, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduação em Medicina pela faculdade de Medicina da UFMG, mestre e doutora em Medicina Interna pela Faculdade de Ciencias Médicas/Unicamp e Livre docente em Imagem Corporal pela Faculdade de Educação Física/Unicamp. Atualmente atua como Professora associada do Departamento de Estudos da Atividade Motora Adaptada/FEF/Unicamp.

Publicado

2010-02-13

Como Citar

GONÇALVES, C. O.; MARCELINO, V. R.; TAVARES, M. da C. G. C. F. O SIGNIFICADO PARA IDOSOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NAS PRAIAS DO LITORAL ALAGOANO. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 193–205, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.8472. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/8472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais