QUALIDADE DE SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DE ESPECTADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Marcos Antonio Barros Filho Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Yves de Holanda Batista de Miranda Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • José Pedro Sarmento Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Victor Henrique Rodrigues Silva Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Nuno Corte-Real Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • António Manuel Fonseca Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Cláudia Dias Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.83195

Palavras-chave:

Marketing. Comportamento do Consumidor. Satisfação. Gestão da Qualidade

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os modelos de avaliação da qualidade de serviços e o seu papel na satisfação de espectadores de eventos esportivos. O estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática. A busca por artigos originais publicados a partir de janeiro de 2000 até junho de 2017 foi realizada nas bases de dados: SPORTDiscus, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e SCIELO Citation Index. Foram incluídos 19 artigos. Os resultados apontaram a existência de inúmeros modelos de avaliação que estão relacionados com a qualidade de serviços no esporte. Atributos do serviço principal como: qualidade do jogo e desempenho dos atletas, além de serviços periféricos como a instalação, a empatia dos funcionários e segurança, influenciaram significativamente a satisfação dos espectadores esportivos. Portanto, sugere-se que a percepção da qualidade de serviços é um antecedente da satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Barros Filho, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Estudante do Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip.

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Professor Assistente da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco e líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip.

Yves de Holanda Batista de Miranda, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Estudante do Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip.

José Pedro Sarmento, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, coordenador do Gabinete de Gestão Desportiva da FADEUP e membro do CIFI2D, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Victor Henrique Rodrigues Silva, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Estudante do Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip.

Nuno Corte-Real, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professor Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro do CIFI2D, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

António Manuel Fonseca, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professor Catedrático da Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, coordenador do Gabinete de Psicologia do Desporto e diretor do CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Cláudia Dias, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professora Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro do CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

BARROS FILHO, M. A.; PEDROSO, C. A. M. de Q.; MIRANDA, Y. de H. B. de; SARMENTO, J. P.; RODRIGUES SILVA, V. H.; CORTE-REAL, N.; FONSECA, A. M.; DIAS, C. QUALIDADE DE SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DE ESPECTADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1381–1394, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.83195. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/83195. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios