PERFORMATIZAÇÕES QUEER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82502

Palavras-chave:

Identidade de gênero. Minorias sexuais e de gênero. Educação Física.

Resumo

Objetivamos problematizar como se constituíam as relações de gênero e sexualidades nas aulas de Educação Física de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com destaque para relatos da participação de um menino estudante que não se enquadrava nas normas binárias de gênero. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo e qualitativo, através de observações participantes analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Como base teórica, pautamo-nos nos estudos queer, encontrando manifestações desviantes dos padrões clássicos esperados para meninos e sua(s) masculinidade(s), sustentando estranhamentos, não pertencimento e não aceitação da performance fora da norma, fatos desconsiderados e não problematizados pelo docente responsável.

 

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Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II

Doutor em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Docente EBTT Colégio Pedro II

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Publicado

2019-01-06

Como Citar

GARCIA, R. M.; BRITO, L. T. de. PERFORMATIZAÇÕES QUEER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1321–1334, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82502. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82502. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais