ATIVIDADES ESPORTIVAS NA NATUREZA EM PORTO ALEGRE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Alcides Vieira Costa Universidade Lusíada de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Jo Straker Instituto Politécnico Christchurch de Tecnologia. Christchurch, Nova Zelândia.
  • Alberto Reinaldo Reppold Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82423

Palavras-chave:

Exercício. Natureza. Esportes. Administração ambiental.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de atividades esportivas na natureza em Porto Alegre, Brasil. Foram realizadas 29 entrevistas com representantes de organizações ligadas a essas atividades e oito observações de grupos de praticantes. Os resultados indicaram que a escolha de locais apropriados para a realização dessas atividades e as medidas para evitar a superlotação dos locais de prática representam desafios; e o potencial de envolvimento de praticantes, instrutores e comunidades locais na manutenção do meio natural e na gestão de atividades esportivas na natureza representam oportunidades. Em conclusão, o estudo demonstrou que existem áreas da cidade em que essas atividades devem ser evitadas. No entanto, por meio de gerenciamento proativo e promoção de atividades esportivas na natureza, as oportunidades podem mitigar os desafios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Vieira Costa, Universidade Lusíada de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Doutor em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa, Portugal. É professor e coordenador da licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada de Lisboa. É também professor convidado na licenciatura e mestrado em Gestão do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Jo Straker, Instituto Politécnico Christchurch de Tecnologia. Christchurch, Nova Zelândia.

Doutora em Esportes na Natureza pela Universidade Waikato, Nova Zelândia. É professora reformada no Instituto Politécnico Christchurch de Tecnologia, Christchurch, Nova Zelândia onde foi coordenadora do Departamento de Esportes na Natureza.

Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Reino Unido. É professor titular na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Coordena o Grupo de Estudos Olímpicos da mesma universidade.

Publicado

2019-06-02

Como Citar

COSTA, A. V.; STRAKER, J.; REPPOLD FILHO, A. R. ATIVIDADES ESPORTIVAS NA NATUREZA EM PORTO ALEGRE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25033, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82423. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82423. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais