PERFIS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA MULTICULTURAL

Autores

  • Gonzalo Flores Aguilar Universidad Autónoma de Barcelona http://orcid.org/0000-0002-8949-0004
  • Maria Prat Grau Universidad Autónoma de Barcelona
  • Susanna Soler Prat INEFC Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82139

Palavras-chave:

Educação Física. Competência cultural. Professores escolares. Imigrantes.

Resumo

Este artigo apresenta uma classificação dos perfis pedagógicos dos professores de Educação Física de escolas multiculturais a partir de suas próprias percepções, de sua intervenção pedagógica e de sua trajetória profissional. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com 12 professores que trabalham em escolas públicas de Barcelona, com mais de 50% de estudantes imigrantes. As técnicas de investigação utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e observações não participantes, juntamente com a Análise de Conteúdo correspondente. Os dados recolhidos a partir da ótica intercultural permitiram estabelecer três perfis docentes: o “sensível inclusivo”, o “assimilador romântico” e o “queimado-preconceituoso”. Essa classificação permite reconhecer a diversidade de posturas existentes nesse coletivo profissional e analisar as necessidades formativas e de suporte mais oportunas em cada caso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-05-04

Como Citar

FLORES AGUILAR, G.; PRAT GRAU, M.; SOLER PRAT, S. PERFIS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA MULTICULTURAL. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25025, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82139. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82139. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais