ESTUDO DOS MODELOS DE COMPORTAMENTO DO ESTUDANTE COM TDAH NA CLASSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Víctor Labrador Roca Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona
  • Francisco Javier Hernández Vásquez Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona
  • Eduard Inglés Yuba Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81877

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Educação Física e Treinamento. Observação. Entrevista.

Resumo

O objetivo foi identificar os padrões de comportamento em aulas de Educação Física (EF) de alunos com diagnóstico de TDAH nas escolas primárias de Barcelona (Espanha). Seis estudantes e seus seis professores de Educação Física foram observados durante 42 aulas inteiras de Educação Física. Os professores foram entrevistados após o conjunto de observações por um tempo médio de 65 minutos. Os alunos com TDAH mostraram três categorias de comportamentos desejáveis e quatro categorias de comportamentos indesejáveis; 18,65% dos comportamentos registrados foram desejáveis e 81,35% indesejáveis. Os resultados sugerem que os professores devem se concentrar não apenas nas dificuldades colocadas pelo transtorno (ou seja, comportamentos indesejáveis), mas devem melhorar os aspectos positivos dos alunos com TDAH. A maneira de gerenciar a classe, o tipo de jogos, atividades esportivas e incentivar atividades criativas, aumentar os comportamentos desejáveis nas sessões de PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Víctor Labrador Roca, Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona

Departamento de Educación Física

Francisco Javier Hernández Vásquez, Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona

Departamento de Educación Física

Eduard Inglés Yuba, Institut Nacional d'Educació Fisica de Catalunya (INEFC). Universitat de Barcelona

Departamento de Educación Física

Publicado

2019-06-25

Como Citar

LABRADOR ROCA, V.; HERNÁNDEZ VÁSQUEZ, F. J.; INGLÉS YUBA, E. ESTUDO DOS MODELOS DE COMPORTAMENTO DO ESTUDANTE COM TDAH NA CLASSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25042, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.81877. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81877. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais