O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Cássia Maria Hess FEF/UNICAMP
  • Marcos Neira FE/USP
  • Eliana Toledo FCA/FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81617

Palavras-chave:

Ensino Integral, Educação Física escolar, atuação profissional.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas do estado de São Paulo de Ensino Integral. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário da saída e no almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos. Para complementar a carga horária, deve atuar como apoio docente. Conclui-se que os documentos oficiais determinam a este profissional um papel disciplinador, de recreador, de auxiliar (portão e refeições), com multifunções, inclusive a médica, conforme a própria história da área nos identifica.  

 

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Publicado

2019-01-06

Como Citar

HESS, C. M.; NEIRA, M.; TOLEDO, E. O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1155–1166, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.81617. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81617. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais