A CORPOREIDADE “DAS PRETAS”: IDENTIDADE E CONSUMO NAS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DE EMPODERAMENTO EM UM COLETIVO DE MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE VITÓRIA

Autores

  • Gustavo Marchetti Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivan Marcelo Gomes UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75059

Palavras-chave:

Corpo humano. Mulheres. Grupo com ancestrais do continente africano. Etnicidade.

Resumo

O presente texto apresenta elementos de uma pesquisa realizada junto a um coletivo de mulheres negras atuantes na cidade de Vitória (ES), denominado Das Pretas. O texto tem como objetivo interpretar os modos de subjetivação e formação deste coletivo a partir das relações entre corpo, consumo e identidades políticas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve na observação participante sua principal estratégia. Utilizamos o diário de campo, entrevistas semiestruturadas e informações disponibilizadas em páginas virtuais vinculadas ao coletivo para a produção dos dados. A partir daí, foram elaboradas categorias de análise como estratégia interpretativa para a compreensão desses processos no coletivo e sua relação com o corpo. Consideramos que o trabalho possibilita reflexões sobre a corporeidade negra no Brasil contemporâneo ao destacar as ideias, as propostas e as ações deste coletivo, bem como oferece algumas críticas ao discurso sobre o corpo modelo identificado durante a pesquisa. 

 

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Marchetti Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Bolsista FAPES. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/UFES).

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

CARNEIRO, G. M.; GOMES, I. M. A CORPOREIDADE “DAS PRETAS”: IDENTIDADE E CONSUMO NAS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DE EMPODERAMENTO EM UM COLETIVO DE MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE VITÓRIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1063–1076, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.75059. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais