MEMÓRIAS E SIGNIFICADOS DE DANÇAR POR MUITOS ANOS: O QUE NOS DIZEM IDOSOS QUE DANÇARAM AO LONGO DA VIDA

Autores

  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de São Paulo - UNIMEP
  • Lia Carla Gordon Leme Faculdade de Ciências de Saúde Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Valquiria Maria Tolocka Gomes da Silva Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.74922

Palavras-chave:

Dança. Idoso. Exercício. Memória.

Resumo

 Uma das atividades mais procuradas por idosos é a dança, mas o significado de dançar nessa idade ainda precisa ser desvelado. O objetivo deste estudo foi identificar memórias e significados que a prática da dança ao longo da vida trouxe a seus praticantes. Entrevistamos idosos que dançam em média há 57 anos. Para construir as memórias utilizamos a técnica da História Oral e para extrair significados de dançar utilizamos os pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os temas que emergiram das entrevistas foram: dança como hábito de vida; caminhos percorridos para aprender a dançar; motivos relacionados à prática da dança e significados de dançar. Eles começaram a dançar pela influência de familiares e amigos, continuam a dançar e preferem evocar apenas boas lembranças. Dançando modificaram e foram modificados pelos diferentes ambientes. Dançar constituiu-se em possibilidade de resiliência, que alimenta a própria possibilidade de dançar e acrescenta vontade de viver.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de São Paulo - UNIMEP

Professora nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano e  graduação  em Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde / UNIMEP - Piracicaba - SP

Reabilitadora no  Centro de Reabilitação Integrada Municiapl /CETREIM- Paulinia SP

Valquiria Maria Tolocka Gomes da Silva, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Professora de História e Sociologia

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

TOLOCKA, R. E.; LEME, L. C. G.; SILVA, V. M. . T. G. da. MEMÓRIAS E SIGNIFICADOS DE DANÇAR POR MUITOS ANOS: O QUE NOS DIZEM IDOSOS QUE DANÇARAM AO LONGO DA VIDA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1281–1294, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.74922. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/74922. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais