UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA TENDÊNCIA “ANTIOBESIDADE” ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ITALIANOS

Autores

  • Erica Gobbi Departmento e Ciências Biomédicas, Universidade de Pádova, Itália.
  • Márcia Greguol Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
  • Bruna Barboza Seron Universidade Federal de Santa Catarina
  • Attilio Carraro Departmento e Ciências Biomédicas, Universidade de Pádova, Itália.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73193

Palavras-chave:

Obesidade. Preconceito. Protocolos. Imagem corporal.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as atitudes implícitas e explícitas sobre a obesidade em professores e estudantes de Educação Física. Dezoito professores e 45 estudantes preencheram quatro questionários: o Teste de Associação Implícita (IAT), que avalia por meio de categorizações os estereótipos e as associações cognitivas espontâneas; o questionário de Crandall para a avaliação do preconceito explícito sobre a obesidade; a Escala sobre a Orientação à Dominância Social (SDO); e o Questionário de Autodescrição Física - versão curta (PSDQ-s). Ambos os grupos reportaram preconceito significativo (p < 0,05), evidenciado pelos valores médios registrados pelo IAT. Os professores relataram valores significativamente maiores no preconceito implícito e valores mais baixos na SDO comparados aos estudantes. A Orientação à Dominância Social mostrou-se uma variável chave na presença do preconceito. Este estudo pode ser um ponto de partida para futuras pesquisas focadas na redução do preconceito por meio de protocolos de intervenção específicos.

 

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

GOBBI, E.; GREGUOL, M.; SERON, B. B.; CARRARO, A. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA TENDÊNCIA “ANTIOBESIDADE” ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ITALIANOS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 963–974, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.73193. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73193. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais