POLÍTICAS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

  • Clayton Cesar de Oliveira Borges Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.72062

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Discursos.

Resumo

Este artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação a respeito das produções discursivas sobre a Educação Física em três documentos curriculares da rede de ensino municipal de Sorocaba, formulados em 2008, 2010 e 2012. Por meio de uma análise do material empírico, orientada por alguns operadores teórico-metodológicos da perspectiva foucaultiana e de estudos curriculares de orientação pós-crítica, o argumento desenvolvido é o de que os impressos curriculares veiculam simultaneamente discursos provenientes de diversas teorias do currículo da Educação Física, indicando uma heterogeneidade discursiva acentuada, produzindo tipos específicos de sujeitos da Educação Física, a saber: o sujeito integral, o competitivo e o empreendedor.

 

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Biografia do Autor

Clayton Cesar de Oliveira Borges, Universidade de São Paulo

Clayton Cesar de Oliveira Borges é licenciado em Educação Física, com Mestrado em Estudos Culturais pela EACH-USP e Doutorando em Educação pela FEUSP. Professor de Educação Física na rede estadual paulista e membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar Gpef - FEUSP, com estudos na área de currículo.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

BORGES, C. C. de O. POLÍTICAS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 841–854, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.72062. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72062. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais