SINGULARIDADES DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES

Autores

  • José Angelo Gariglio UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.71967

Palavras-chave:

Capacitação de professores. Ensino. Educação Física Escolar.

Resumo

Este artigo relata os achados de uma pesquisa que trata dos aspectos singulares dos processos de iniciação à docência de 13 professores de Educação Física formados pela UFMG. A metodologia é de caráter qualitativo e faz uso de apenas uma técnica de coleta de dados: a entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa mostram que o pertencimento a um determinado campo disciplinar é um elemento importante a considerar para análise de diferentes trajetórias percorridas pelos professores no período da iniciação à docência, já que definem modos cruciais de ser professor e de inserir na profissão.

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Biografia do Autor

José Angelo Gariglio, UFMG

Doutor em Educação pela PUC-Rio e professor Adjunto da Escola de Educação Física, Terapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Vinculado ao Departamento de Educação.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

GARIGLIO, J. A. SINGULARIDADES DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1001–1012, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.71967. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/71967. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais