EVOLUÇÃO DOS INTERESSES E OPINIÕES CURRICULARES POR ÁREA EDUCAÇÃO FÍSICA DE PAIS E ALUNOS

Autores

  • Pedro Gil-Madrona UCLM. España
  • José Miguel Perona-Andres UCLM. España
  • Alejandro Prieto-Ayuso UCLM. España
  • Maria Belen Saez-Sánchez UCLM. España

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.71937

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Pais. Estudantes.

Resumo

O objetivo é conhecer o interesse de pais e alunos pelos diferentes componentes curriculares, em especial a Educação Física, e saber se esse interesse variou na última década. O estudo foi realizado na província de Albacete (Espanha) com a participação de 409 alunos e 150 pais em escolas de ensino fundamental e médio. O método se apoia no paradigma dos métodos mistos. Foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados indicam que a Educação Física continua tendo pouca importância como disciplina formativa, mas é a disciplina que desperta mais interesse e motivação. O valor atribuído à atratividade da Educação Física baixou na última década, a expressão corporal continua a ser pouco interessante para os alunos, aumentou o interesse pelo aquecimento e pelo relaxamento, e os pais continuam a atribuir pouca relevância formativa aos conteúdos da Educação Física.

 

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

GIL-MADRONA, P.; PERONA-ANDRES, J. M.; PRIETO-AYUSO, A.; SAEZ-SÁNCHEZ, M. B. EVOLUÇÃO DOS INTERESSES E OPINIÕES CURRICULARES POR ÁREA EDUCAÇÃO FÍSICA DE PAIS E ALUNOS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1065–1078, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.71937. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/71937. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais