DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES: FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Robson Machado Borges Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Ijuí/RS, Brasil.
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Ijuí/RS, Brasil.
  • Adroaldo Cezar Araujo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre/RS/Brasil.
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Limeira, SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.71738

Palavras-chave:

Esportes. Professores. Ensino. Educação continuada.

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar quais as decorrências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nas formas de professores de Educação Física ensinarem jogos esportivos coletivos. Por meio de uma pesquisa-ação com cinco docentes, foram realizados 26 encontros de estudos, sendo 21 teóricos e cinco práticos. Os resultados apontam que é possível uma mudança nas concepções e nas formas de os professores de Educação Física ensinarem os jogos esportivos coletivos. Os educadores que atuam sob a ótica do modelo tradicional, pautado na execução e na repetição de gestos motores, podem mudar sua capacidade de compreender o fenômeno esportivo. Todavia, o empreendimento é longo, trabalhoso e precisa estar bem ancorado em fundamentos teóricos relacionados à dimensão tática, aliando o estudo teórico ao estudo prático e sendo conduzido por pesquisadores com expertise em relação ao tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Machado Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Ijuí/RS, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professor na Unijuí, no Departamente de Humanidades e Educação, trabalhando no curso de graduação em Educação Física. 

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Ijuí/RS, Brasil.

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professor da Unijuí onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. Ijuí/RS/Brasil.

Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre/RS/Brasil.

Doutor em Educação física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Limeira, SP - Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). É docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

BORGES, R. M.; GONZÁLEZ, F. J.; GAYA, A. C. A.; GALATTI, L. R. DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES: FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1025–1038, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.71738. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/71738. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais