EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: MOTIVANDO PARA A PRÁTICA COTIDIANA ESCOLAR

Autores

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá - PR
  • Patricia Carolina Borsato Passos Universidade do Paraná - UNOPAR
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá- PR
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá - PR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66430

Palavras-chave:

Educação Física. Esportes. Educação.

Resumo

Analisamos como um programa de intervenção baseado no ensino de esportes coletivos pôde contribuir para que os alunos se motivassem a participar das aulas de Educação Física. A ação interventiva sustentou-se em um modelo híbrido de ensino: educação esportiva e desenvolvimentista. Trabalhamos 45 aulas, com a participação de 23 alunos do 6º ano do ensino fundamental. A partir do questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar observamos que o programa indicou uma melhora na autonomia, refletindo na participação e integração dos alunos durante a realização das aulas.

 

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

COSTA, L. C. A. da; PASSOS, P. C. B.; SOUZA, V. de F. M. de; VIEIRA, L. F. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: MOTIVANDO PARA A PRÁTICA COTIDIANA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 935–948, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66430. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66430. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais