PRAXIOLOGIA MOTRIZ, TRABALHO PEDAGÓGICO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Daiane Dalla Nora Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil
  • Janaíne Welter Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil
  • Jaqueline Welter Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil
  • Elciana Buffon Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65268

Palavras-chave:

Educação Física. Educação. Pedagogia.

Resumo

O estudo objetiva sistematizar aproximações entre a Praxiologia Motriz e a Pedagogia Histórico-Crítica, Crítico-Superadora na Educação Física. Nesta análise teórica será realizada a discussão de conceitos da Praxiologia Motriz relativos à lógica interna, com as características da Pedagogia Histórico-Crítica. Constata-se que a Praxiologia Motriz se constitui num aporte teórico imprescindível, pois aponta novos conhecimentos para trabalho pedagógico e da didática das manifestações da Cultura Corporal, consolidando cada vez mais a prática social da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Mestre em Educação Física pela UFSM, Acadêmica em Educação Física - Bacharelado UFSM, Professora da rede municipal de Santa Maria

Janaíne Welter, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda da Pós-Graduação em educação Física. Professora da rede municipal

Jaqueline Welter, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Mestre em Educação Física. Professora da rde municipal de ensino

Elciana Buffon, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda da Pós-Graduação em Educação Física

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Doutor em Educação Física. Professor Associado do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

DALLA NORA, D.; WELTER, J.; WELTER, J.; BUFFON, E.; RIBAS, J. F. M. PRAXIOLOGIA MOTRIZ, TRABALHO PEDAGÓGICO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1365–1378, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.65268. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65268. Acesso em: 25 mar. 2023.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.