INCIDÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.65002Palavras-chave:
Educação física. Pesquisa-ação. Aceitação. Integração escolarResumo
Este estudo teve como objetivo identificar os efeitos de uma unidade programática (UP) de jogos cooperativos, sobre díades (aceitação e rejeição) e as características do grupo. A metodologia foi a pesquisa-ação; participaram 78 alunos de 7-9 anos (M = 8,3, DP = 0,33), 38 meninos (48,7%) e 40 meninas (51,3%). No início e no fim da UP foi aplicado um questionário sociométrico para identificar díades reais de escolha e rejeição, e as dinâmicas de grupo (Índice de coesão do grupo: ICG eo Índice de dissociação do grupo: IDG). Os resultados mostraram que os jogos cooperativos proporcionaram um aumento de díades de aceitação, especialmente em mulheres, e rejeição nos homens; também aumentou o ICG e IDG, e diminuiu o número de estudantes isolados. Este programa pode ser útil para fortalecer a dinâmica intra-grupo e compactar o grupo.Downloads
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