FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO COMPARATIVA ENTRE DUAS REALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.64230Palavras-chave:
Formação. Educação Física. Universidades. Currículo.Resumo
Este trabalho analisa as diferenças entre os cursos de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, no Brasil, e a Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em Portugal, confrontando documentos de ambas as universidades. Foram analisadas as categorias: tempo de formação, elenco de disciplinas, concepção de licenciatura e bacharelado e perfil profissional; salientando principalmente os contextos histórico, social e político díspares em que ambas as universidades estão inseridas, e o reflexo disso nos currículos, metodologias e didáticas díspares. Identificou-se forte impacto do contexto histórico e social na construção dos currículos universitários, e no traçado do perfil profissional que cada universidade busca formar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
