O MATERIAL DE APOIO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO SEGUNDO AS TIPOLOGIAS DOS CONTEÚDOS

Autores

  • Yuri Marcio Silva Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)
  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Educação Física e Desportos
  • Wagner Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.62988

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Ensino fundamental e médio.

Resumo

O modo como as dimensões dos conteúdos são tratadas em materiais de apoio ao currículo ainda não foi suficientemente analisado. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo nos cadernos do professor para o ensino médio do estado de São Paulo para a disciplina Educação Física em relação aos aspectos conceituais, procedimentais e, em especial, aos atitudinais. Apenas 50% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as diferentes dimensões tipológicas. Além disso, 51,1% dos conteúdos apresentaram integralidade entre as subcategorias no âmbito atitudinal. O material curricular apresenta propostas didáticas importantes que extrapolam os limites do ensino na dimensão técnico-instrumental. Porém, os objetivos atitudinais precisam ser mais bem explicitados e, em algumas unidades didáticas, as abordagens dos conteúdos atitudinais apresentam limites em relação aos requisitos necessários da aprendizagem significativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Marcio Silva Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Doutorando em Educação Fìsica/Ufes

Prof. EBBT - Instituto Federal do Espírito Santo

Campus Cariacica

Otávio Tavares, Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Educação Física e Desportos

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Ufes) pesquisador e coordenador do Arete, Centro de Estudos Olímpicos (CESPCEO).

Wagner Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Ufes) e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação Física (PROTEORIA).

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

LOPES, Y. M. S.; TAVARES, O.; SANTOS, W. O MATERIAL DE APOIO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO SEGUNDO AS TIPOLOGIAS DOS CONTEÚDOS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 813–826, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.62988. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62988. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais