FORMAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO ESPORTIVA: CAMINHOS APRESENTADOS PELA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.61300Palavras-chave:
Esportes. Indicadores de produção cientifica. Educação Física e treinamentoResumo
Objetiva mapear as produções acadêmicas que discutem a conciliação entre formação escolar e formação esportiva. Utiliza como fonte a base de dados SciELO para busca nacional e o Portal Periódicos Capes para busca internacional. Foram mapeados dezessete artigos distribuídos em treze periódicos. Os dados foram classificados/analisados por meio de indicadores bibliométricos. Para análise e discussões, consideramos ainda uma tese de doutorado, quatro dissertações de mestrado e três trabalhos apresentados em congresso, além de um número especial de periódico, não localizado nas bases escolhidas. Mostra que a preocupação com o tema surge na Europa e nos Estados Unidos, na década de 1970 e que, no Brasil, passa a ser abordado na década de 2000. Apresenta tentativas de conciliação entre as formações realizadas na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil e a importância de fatores externos na possibilidade de priorização de uma das formações envolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
