PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

  • Michele Viviene Carbinatto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Aline Dessupoio Chaves UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Wagner Wey Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Ana Laura Souza de Castro Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Regina Maria Rovigati Simões UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.61223

Palavras-chave:

Bibliometria. Pesquisa qualitativa. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Ginástica

Resumo

Este artigo, de caráter descritivo do tipo bibliográfico, analisou o cenário (estado da arte) da ginástica nas pesquisas acadêmico-científicas publicadas em periódicos nacionais indexados na área da Educação Física pela Capes entre os anos de 2000 e 2015. Detectaram-se 340 trabalhos distribuídos em 61 revistas, com prevalência na Região Sudeste e destaque de publicação sobre o tema no ano de 2010. Ademais, observou-se que a produção nacional é socializada, sobretudo em revistas de estratos B4, B1 e B2, e que nenhuma das revistas divulgou continuamente estudos sobre ginástica no período analisado. É possível confirmar que a elevação de publicações sobre ginástica coincidiu com a organização e consolidação de eventos na área e que a redução de produções após o ano 2010 pode ser explicada pela busca da internacionalização das pesquisas e interesse de publicação em revistas de maior fator de impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Viviene Carbinatto, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Docente do Curso de Esporte na Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa NUCORPO e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa GYMNUSP.

Aline Dessupoio Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa NUCORPO.

Wagner Wey Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua na Pós-Graduação em Educação Física e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa NUCORPO.

Ana Laura Souza de Castro Coelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Graduada pelo Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa NUCORPO.

Regina Maria Rovigati Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua na Pós-Graduação em Educação Física e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa NUCORPO.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

CARBINATTO, M. V.; CHAVES, A. D.; MOREIRA, W. W.; COELHO, A. L. S. de C.; SIMÕES, R. M. R. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1293–1308, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.61223. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/61223. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais