PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.61223Palavras-chave:
Bibliometria. Pesquisa qualitativa. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação. GinásticaResumo
Este artigo, de caráter descritivo do tipo bibliográfico, analisou o cenário (estado da arte) da ginástica nas pesquisas acadêmico-científicas publicadas em periódicos nacionais indexados na área da Educação Física pela Capes entre os anos de 2000 e 2015. Detectaram-se 340 trabalhos distribuídos em 61 revistas, com prevalência na Região Sudeste e destaque de publicação sobre o tema no ano de 2010. Ademais, observou-se que a produção nacional é socializada, sobretudo em revistas de estratos B4, B1 e B2, e que nenhuma das revistas divulgou continuamente estudos sobre ginástica no período analisado. É possível confirmar que a elevação de publicações sobre ginástica coincidiu com a organização e consolidação de eventos na área e que a redução de produções após o ano 2010 pode ser explicada pela busca da internacionalização das pesquisas e interesse de publicação em revistas de maior fator de impacto.
.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
