O IMPACTO DO MOVIMENTO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IDENTIDADES DOCENTES: UMA LEITURA A PARTIR DA “TEORIA DO RECONHECIMENTO” DE AXEL HONNETH

Autores

  • Thiago da Silva Machado Faculdade Catolica Salesiana do Espírito Santo
  • Valter Bracht Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.60228

Palavras-chave:

Educação Física. Indicação de produção científica. Docentes. Crise de identidade.

Resumo

Estuda o impacto do Movimento Renovador da Educação Física nas identidades docentes dos professores da área que concluíram a formação inicial anteriormente à década de1990, apartir do exame da hipótese de que a “desnaturalização da Educação Física” promovida por essa produção teria incidido fortemente na identidade dos professores. Realiza, para tanto, uma pesquisa empírica a partir de entrevistas semiestruturadas com 13 professores de EF de diferentes estados e regiões brasileiras. Elege a teoria do reconhecimento social de Honneth (2009) como perspectiva de análise, relacionando o “impacto” a um processo tangenciado por uma espécie de gramática moral, destacando as questões de cunho afetivo-moral. Nas considerações finais, destaca a produção do MREF como responsável por dissonâncias, desestabilizações e rupturas na área, mas, também, a potência desse movimento ao enfatizar a necessidade de se pensar a EF articulada com um projeto mais amplo de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Machado, Faculdade Catolica Salesiana do Espírito Santo

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFES)

Doutorando em Educação Física (PPGEF-UFES)

Valter Bracht, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor pela Universidade Oldenburg - Alemanha.

Prof. do PPGEF-UFES

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

MACHADO, T. da S.; BRACHT, V. O IMPACTO DO MOVIMENTO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IDENTIDADES DOCENTES: UMA LEITURA A PARTIR DA “TEORIA DO RECONHECIMENTO” DE AXEL HONNETH. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 849–860, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.60228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/60228. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais