COMPETÊNCIAS DOCENTES INTERCULTURAIS DO PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANDALUZIA (ESPANHA)

Autores

  • José María Fernández Batanero Universidad de Sevilla (España)
  • José Manuel Aguilar Parra Universidad de Almería

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.60107

Palavras-chave:

Emigrantes e imigrantes. Competência profissional. Educação Física e treinamento.

Resumo

O trabalho centra-se sobre quais outras competências deveria possuir o professorado de Educação Física, do ensino médio, que trabalha com alunos imigrantes. Para dar resposta ao objetivo planificado adotamos um desenho de investigação do tipo descritivo, em que o enfoque de recolha e o de análises de dados foram definidos como mistos, no qual se integram técnicas qualitativas (entrevistas em profundidade) e quantitativas (questionário). Os resultados mostram que os docentes que trabalham com estudantes imigrantes possuem um alto nível de dimensão de consciência e de atitude, porém, mostram-se claramente limitados no âmbito dos conhecimentos, o que traz consigo uma maior carência no que diz respeito às capacidades e habilidades.

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Biografia do Autor

José María Fernández Batanero, Universidad de Sevilla (España)

Departamento de Didáctica y Organización Educativa

Profesor Titular de Universidad

José Manuel Aguilar Parra, Universidad de Almería

Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación

Profesor Contratado Doctor

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BATANERO, J. M. F.; AGUILAR PARRA, J. M. COMPETÊNCIAS DOCENTES INTERCULTURAIS DO PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANDALUZIA (ESPANHA). Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 753–766, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.60107. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/60107. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais