MARKETING ESPORTIVO, CULTURA HIP HOP E CONSUMO: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA “É POSSÍVEL!”

Autores

  • Marcos Godoi Rede Municipal de Ensino (RME) de Cuiabá-MT, Brasil e Université de Montréal, QC, Canada
  • Maria Angela de Lima Dummel Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.
  • Roberto Boaventura da Silva Sá Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57904

Palavras-chave:

Cultura. Hip hop. Marketing. Internet.

Resumo

Nosso objetivo foi analisar os discursos de uma campanha de marketing esportivo na Internet. O corpus de análise foi composto por: a) informações sobre o projeto; b) o manifesto; c) o documentário; d) e 13 comentários de internautas. O método baseou-se na Análise de Discurso. O tema da campanha é a superação das dificuldades no esporte, na arte e na vida. Nós constatamos uma inter-relação entre os elementos culturais e econômicos, numa associação entre a cultura hip hop, o marketing esportivo e o consumo. Porém, os interlocutores produziram vários e divergentes tipos de resposta. 

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Biografia do Autor

Marcos Godoi, Rede Municipal de Ensino (RME) de Cuiabá-MT, Brasil e Université de Montréal, QC, Canada

Licenciado em Educação Física pela UFMT (1999) e mestre em Estudos da Linguagem UFMT (2006), Prof. da Rede Pública de Cuiabá (2000-atual). Doutorando em Ciências da Educação na Université de Montréal.

Maria Angela de Lima Dummel, Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.

Mestre em Estudos de Linguagem, na área de concentração "Estudos Literários e Culturais", pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), especialista (MBA) em estratégia e marketing pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Treze anos de experiência no mercado de comunicação e 10 anos de experiência em docência universitária.

Roberto Boaventura da Silva Sá, Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1988) e doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em análise de discursos publicitários e jornalísticos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: mídia, ideologia, política, cultura, contemporaneidade e Literatura Brasileira.

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Publicado

2015-12-12

Como Citar

GODOI, M.; DUMMEL, M. A. de L.; SÁ, R. B. da S. MARKETING ESPORTIVO, CULTURA HIP HOP E CONSUMO: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA “É POSSÍVEL!”. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 431–442, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.57904. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57904. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais